A manutenção industrial, em seu conceito básico, consiste num conjunto de boas práticas que visam fiscalizar e manter instrumentos e máquinas industriais funcionando corretamente.
Além disso, a manutenção industrial também evita a ocorrência de acidentes que afetem os colaboradores ou o meio-ambiente.
Para evitar que acidentes de qualquer proporção ocorram, é essencial conhecer todas as formas de manutenção disponíveis e qual é a mais adequada para cada setor dentro da indústria.
Por esse motivo, no artigo desta semana vamos falar sobre o que é a manutenção industrial, seus principais tipos e como escolher a manutenção ideal, que atenda todas as necessidades.
Tipos de manutenção industrial
Manutenção Corretiva: tem como objetivo recuperar a capacidade produtiva de um equipamento que tenha perdido ou diminuído sua capacidade de produção.
Manutenção Preventiva: significa prevenir a ocorrência de um problema no processo através da realização de algumas atividades, como trocar peças e óleo, engraxar, limpar etc.
A operação jamais poderá ser interrompida para manutenção sem a mesma ter sido programada. A empresa deve estabelecer um cronograma de manutenções para que não haja interrupção no processo.
Manutenção Preditiva: é realizada através da análise e acompanhamento de alguns aspectos ou condições de equipamentos e instalações, com o objetivo de prevenir o problema para que não ocorra no futuro.
Por exemplo, a análise do óleo de uma máquina ou o monitoramento das vibrações de uma turbina, poderá evitar um problema futuro.
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva é uma prática valiosa para constituir um programa abrangente de gestão de manutenção total de uma planta industrial.
Enquanto que os programas tradicionais se baseiam em serviços de rotina de toda a maquinaria e resposta rápida a falhas inesperadas, a manutenção preditiva programa tarefas específicas de manutenção somente quando elas forem de fato necessárias.
Ela pode reduzir o número de falhas inesperadas, bem como fornecer uma ferramenta de programação mais confiável para tarefas rotineiras de manutenção preventiva.
A premissa da manutenção preditiva é que o monitoramento regular das condições mecânicas reais das máquinas e do rendimento operacional dos sistemas de processo, vão garantir o intervalo máximo entre os reparos.
Ela também minimiza o número e o custo das paradas não programadas criadas por falhas da máquina, e vai melhorar a disponibilidade global das plantas operacionais.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é uma ação planejada e sistemática de revisão, controle e monitoramento dos equipamentos. Ela é feita periodicamente, com o objetivo de reduzir ou impedir falhas do instrumento.
A manutenção corretiva, ao contrário, é realizada quando já há a ocorrência de um problema no aparelho. Ou seja, ela é uma estratégia de remediação, pontual, não periódica e não sistematizada.
Ambas implicam em uma parada nos procedimentos produtivos, já que a máquina não pode estar em operação enquanto ela passa por uma revisão. Porém, na manutenção corretiva, a pausa é feita em momento de urgência. Já na preventiva, o processo é todo previamente elaborado para evitar danos à produção.
A manutenção preventiva normalmente é utilizada para evitar falhas em máquinas depois de um tempo ou volume de uso. Para isso, são agendados gatilhos que ativam a manutenção
Manutenção industrial corretiva
A manutenção corretiva é o ajuste pontual das falhas. No momento em que elas são identificadas, a equipe se mobiliza para resolvê-las o mais rápido possível e retornar a eficiência e a segurança para a linha de produção.
O desgaste é inevitável, mas a manutenção corretiva pode ser planejada.
Entre os tipos de manutenção industrial, este é o mais custoso. Isso porque envolve a aplicação de materiais, troca de componentes ou até de máquinas.
Caso envolva acidentes mais graves, pode ainda afetar seus colaboradores, o meio-ambiente e, consequentemente, a marca.
Gostou da matéria? Confira em nosso blog alguns artigos úteis para manutenção industrial.
SERVIÇO DE ANÁLISE E FILTRAGEM DE ÓLEO, LIMPEZA QUÍMICA / DECAPAGEM E FLUSHING PARA TODO O BRASIL
Para serviços de filtragem, desidratação e análise de óleo, flushing, limpeza química, teste hidrostático e outros, que visem a manutenção preventiva, preditiva e corretiva da sua empresa, contrate a Filtrovali. Estamos situados em Itajaí / Santa Catarina e atendemos todo o Brasil.
Estamos alinhados com o mercado, tendo uma frota própria e equipamentos de última geração. Nossa equipe é altamente qualificada, possuindo todas as certificações para prestar todo o serviço com segurança.
Quando o assunto é manutenção e redução de custos, nós entramos em ação. Com uma estrutura sólida, tecnologia e experiência no que faz, a Filtrovali cresce dia após dia atuando nos mais diversos segmentos, tais como: estaleiros, usinas hidrelétricas, portos, siderurgia, petroquímica e indústria em geral.
Solicite um orçamento, sem compromisso, através do formulário abaixo. Teremos o maior prazer em lhe atender!