Na matéria anterior apresentamos como controlar os contaminantes do óleo hidráulico e, desta vez, mostraremos como funciona uma análise de óleo lubrificante e quais são os instrumentos usados.
A lubrificação é essencial para o funcionamento de diversos tipos de máquinas: desde maquinários industriais até veículos leves ou pesados, todos dependem da atuação de um bom óleo lubrificante para que não sejam desenvolvidos problemas em seu funcionamento. No entanto, é preciso saber também se os óleos lubrificantes estão em perfeitas condições de funcionamento, já que seu desempenho pode ser comprometido caso apresentem desgaste, colocando em risco também as máquinas nas que são responsáveis pela lubrificação.
Para garantir que tudo funcione corretamente e de acordo com o esperado, é fundamental que seja feita a análise do óleo lubrificante, esse procedimento garante uma série de benefícios, como um menor número de trocas de óleo, melhor funcionalidade dos equipamentos e uma lubrificação segura e que permite o funcionamento adequado de todos os equipamentos.
Como é feita a análise de óleo lubrificante?
A análise de óleo lubrificante é feita com a aplicação de diversos testes laboratoriais que determinam se as partículas deste componente apresentam algum sinal de desgaste excessivo, o que poderia comprometer seu desempenho e o funcionamento das máquinas nas quais é aplicado.
Isto é possível graças às partículas sólidas que se encontram presentes nos óleos lubrificantes que, quando analisadas, permitem a visualização de seu estado. Isso é possível uma vez que estas partículas são geradas a partir do atrito entre as peças nas quais o óleo lubrificante entra em contato.
Este material é levado para a análise laboratorial com a intenção de testar sua reação, sendo aplicados diferentes procedimentos, dentre os quais a observação do óleo lubrificante em vidrarias e sua reação quando em contato com substâncias reagentes. Esta análise de óleo lubrificante deve ser realizada de maneira periódica, de forma que se evite que o óleo gasto permaneça por muito tempo em uso, o que poderia gerar um desgaste maior e o mau funcionamento de máquinas e equipamentos que necessitam da lubrificação.
Instrumentos utilizados para a análise de óleo lubrificante
A grande maioria dos instrumentos utilizados para a realização dos testes de análise de óleo lubrificante são aqueles presentes em laboratórios, como os recipientes de vidro na qual o óleo é depositado para que não seja contaminado por nenhum tipo de agente externo, o que poderia comprometer o resultado da análise.
Os microscópios são um dos principais instrumentos utilizados na análise de óleo lubrificante, pois é por meio de seu uso que é possível visualizar as partículas sólidas presentes no óleo, assim como analisar se estas partículas apresentam algum tipo de desgaste excessivo.
Os viscosímetros também são bastante utilizados, possibilitando que se observe a viscosidade do óleo e a possível contaminação com água, o que afeta completamente o desempenho deste produto na lubrificação das máquinas. Além disso, centrífugas, fotômetros de chama e diversos outros instrumentos podem ser utilizados de acordo com os testes específicos que virão a ser realizados para a análise de óleo lubrificante, trazendo dados muito mais exatos e com uma precisão que possibilita um melhor uso deste material.
SERVIÇO DE ANÁLISE E FILTRAGEM DE ÓLEO, LIMPEZA QUÍMICA / DECAPAGEM E FLUSHING PARA TODO O BRASIL
Para serviços de filtragem, desidratação e análise de óleo, flushing, limpeza química, teste hidrostático e outros, que visem a manutenção preventiva, preditiva e corretiva da sua empresa, contrate a Filtrovali. Estamos situados em Itajaí / Santa Catarina e atendemos todo o Brasil.
Estamos alinhados com o mercado, tendo uma frota própria e equipamentos de última geração. Nossa equipe é altamente qualificada, possuindo todas as certificações para prestar todo o serviço com segurança.
Quando o assunto é manutenção e redução de custos, nós entramos em ação. Com uma estrutura sólida, tecnologia, experiência no que faz, a Filtrovali cresce dia após dia atuando nos mais diversos seguimentos, tais como: estaleiros, usinas hidrelétricas, portos, siderurgia, petroquímica e indústria em geral.
Solicite um orçamento, sem compromisso, através do formulário abaixo. Teremos o maior prazer em lhe atender!
BENEFÍCIOS
- Aumento da vida útil do fluído hidráulico/lubrificante em até 05 vezes.
- Diminuição do índice de desgaste das superfícies de deslizamento, principalmente dos jogos de reparos.
- Menor incidência de travamento e agarramento de válvulas.
- Economia na mão de obra de manutenção e aquisição de componentes hidráulicos (bombas, válvulas, cilindros).
- Aumento substancial do período de saturação dos elementos filtrantes do sistema.
- Diminuição do tempo parado e perdas de produção.
- Aumento de eficiência, e da vida útil do sistema como um todo.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
- Naval (estaleiros e portos)
- Energia (hidrelétricas, termelétricas e nuclear)
- Papel e Celulose
- Petroquímica
- Cimento
- Siderurgia
- Óleo e Gás
- Usinas de Álcool e Açúcar
- Refinarias
- Mineração
- Automobilística
- Alimentícia