Existe um tipo certo de óleo lubrificante para cada tipo de máquina. Não estamos falando de qualidade, de bom ou ruim, e sim de certo ou errado. Não tem como estacionar um caminhão na vaga de um Fusca, nem como lavar a louça do almoço usando pasta de dente. No universo dos óleos lubrificantes, é a mesma coisa: há vários tipos de produtos e cada um deles tem uma finalidade específica.
Se você usar a graxa errada, o equipamento não vai funcionar direito ou vai quebrar. Com certeza, o prejuízo será grande. Para não perder dinheiro, a melhor solução é aprender, comprar o tipo certo de óleo lubrificante e manter as máquinas operando sem ameaças e com toda produtividade.
Nós vamos dar algumas dicas sobre isso.
Tipo certo de óleo lubrificante: como fazer a escolha?
Para escolher o tipo certo de óleo lubrificante, a empresa deve, primeiro, designar um especialista. Em toda produção, há alguém responsável pela manutenção das máquinas. Ele é o profissional mais indicado para tomar uma decisão segura.
O comprador precisa entender do assunto para conseguir observar características como a viscosidade do óleo-base, que vem antes da definição do lubrificante. Deve, também, compreender as características de aplicação do produto, levando em consideração diversos aspectos:
- O óleo lubrificante será utilizado em que tipo de atrito? Rolagem ou deslizamento? Se for de rolagem, a melhor escolha é por um óleo à base de polialfaolefina (PAO). Se for de deslizamento, sem dúvida, o produto a ser comprado é o óleo do tipo polialquilenoglicol (PAG);
- Para temperaturas elevadas, é melhor escolher silício e lubrificantes perfluoropoliéter (PFPE);
Se o objetivo é lubrificar a máquina ou a peça para a vida, uma ótima opção são os óleos sintéticos, que trazem mais benefícios do que os óleos naturais, como redução do vapor, melhor eficiência e menor desgaste; - Para escolher o tipo certo de óleo lubrificante, observe, ainda, se a operação é fixa ou variável. A velocidade da produção é uma fator determinante para a definição da graxa que será utilizada.
Tipo certo de óleo lubrificante: como perceber que algo está errado?
Essa é a parte mais fácil! Se você está querendo entender como escolher o tipo certo de óleo lubrificante, é porque já percebeu – ou já foi alertado pelos funcionários – que existe um problema!
Veja quais são as falhas mais comuns que ocorrem quando uma indústria utiliza um óleo lubrificante inadequado numa peça ou numa máquina:
- A graxa escorre quando as máquinas não estão em operação;
- O local com graxa começa a sofrer uma oxidação;
- A máquina passa a apresentar ruídos, e eles vão crescendo, ficando mais fortes e insistentes.
FILTROVALI: DECAPAGEM E FLUSHING PARA TODO O BRASIL
Para serviços de filtragem, desidratação e análise de óleo, flushing, limpeza química, teste hidrostático e outros, que visem a manutenção preventiva, preditiva e corretiva da sua empresa, contrate a Filtrovali. Estamos situados em Itajaí / Santa Catarina e atendemos todo o Brasil.
Estamos alinhados com o mercado, tendo uma frota própria e equipamentos de última geração. Nossa equipe é altamente qualificada, possuindo todas as certificações para prestar todo o serviço com segurança.
Quando o assunto é manutenção e redução de custos, nós entramos em ação. Com uma estrutura sólida, tecnologia e experiência no que faz, a Filtrovali cresce dia após dia.
Atuando nos mais diversos segmentos, tais como: estaleiros, usinas hidrelétricas, portos, siderurgia, petroquímica e indústria em geral.