A pipeline chemical cleaning é um procedimento de limpeza em campo dos sistemas de tubulação, principalmente na entrada das linhas de Vapor para Turbinas e Tambores de Vapor. Essas Ilações após a limpeza devem estar livres de hidrocarbonetos, graxas, óleos, ferrugem, incrustações e outras tubulações. Na limpeza química, os produtos químicos são usados para dissolver ou soltar os depósitos duros de equipamentos de processo ou superfícies de instalação e remoção.
Por que é necessário fazer a Limpeza Química?
A maioria dos sistemas de vapor tem tubulações de aço carbono que terão muita ferrugem, respingos de solda e escórias no interior durante a construção. A pipeline chemical cleaning reduzirá a duração da lavagem das linhas de vapor em 1/3 da duração real. Isso reduzirá o cronograma do projeto e melhora a qualidade dentro das tubulações.
Detalhes técnicos da limpeza química
De acordo com o fluxograma acima, instale os equipamentos e linhas de química (como sistema circulatório de limpeza). O sistema completo deve ser quimicamente limpo seguindo várias etapas. O sistema deve ser definido de acordo com o P&ID a seguir, considerando o volume. Consulte as imagens abaixo, que mostram os loops e etapas P&ID para HP Stream System.
Os Trabalhos de pipeline chemical cleaning devem ser realizados de acordo com a norma, regulamento e lei do país do Projeto. O procedimento mencionado é seguido de acordo com a regularização local da Rússia.
As seguintes condições devem ser fornecidas antes da limpeza química.
- Isolamento do sistema de limpeza: O sistema de limpeza deve ser isolado das tubulações fechando-as como sendo adequado. E todas devem ser travadas com fio e claramente declaradas “NÃO ABRA”;
- Instrumentos: O instrumento e guia do instrumento devem ser removidos e isolados dos sistemas a serem limpos. Se o condutor não pode ser removido, a válvula de entrada deve ser exatamente a válvula de drenagem no condutor deve ser o instrumento fechado;
- Materiais essenciais para limpeza: Materiais como alumínio, zinco, cobre e liga de cobre não são adequados para limpeza química. Portanto, esses materiais devem ser removidos ou alterados antes da limpeza.
Procedimento de limpeza química
Todo procedimento de limpeza química pode ser dividido nas seguintes etapas:
Trabalho de preparação para limpeza química:
Os seguintes trabalhos devem ser concluídos antes de iniciar as atividades de limpeza química;
Montagem e instalação de equipamentos temporários como:
- Bomba de circulação;
- Bomba de injeção química, tanque de química e ejetor;
- Aquecedor de mistura a vapor;
- Sistema de injeção de hidrazina;
- Tanque de neutralização de resíduos e bomba de águas residuais.
Lavagem de água e teste de entrega:
A clara com água sendo realizada usando uma bomba de água projetada até a lavagem que a drenagem está sendo realizada. A lavagem com água deve ser realizada de acordo com os seguintes passos: 1 a 3.
1) Tubulação de abastecimento (linha de abastecimento de água da conexão de abastecimento de água até a entrada do circuito de limpeza).
2) Tubulação Temporária (Linha de Sucção e Descarga da Bomba de Circulação) Rota de lavagem:
3)Sistema de condução, planejamento de gestão (linha de retorno) Rota lavagem:
Após a lavagem com água a circulação de água deve ser estabelecida no circuito de limpeza e pressurização máxima da Bomba de Circulação. O vazamento deve ser corrigido, se houver.
Esquentando:
Estabelecendo a circulação, o vapor deve ser a partir da água do sistema de limpeza existente. O planejado deve ser contínuo até que a temperatura chegue a 70℃.
Desengorduramento:
A quantidade necessária de produtos químicos deve ser fornecido pelo contratado no tanque de injeção de produtos químicos enquanto estiver em andamento. Após a conclusão de uma alimentação completa, a solução química deve ser feita no sistema para operar a Bomba de Inje Química.
O desengorduramento deve ser realizado nas seguintes condições com circulação contínua. (Se a condição a seguir for diferente do procedimento do contratado, um procedimento alternativo deve ser apresentado.)
Produtos Químicos:
- Hidróxido de remédios (NaOH)-0,05%;
- Carbonato de remédios (Na 2 CO 3 ) -0,3 %;
- Fosfato trissódico (Na 3 PO 4 ) -0,3%;
- Detergente – 0,05%;
- Temperatura: 70 – 85°C;
- Tempo de tratamento: 12 horas.
A alcalinidade deve ser monitorada a cada hora como identificação da qualidade da solução de limpeza.
Lavagem:
A solução de limpeza deve ser drenada de todos os pontos baixos sob pressão. O efluente, incluindo o efluente de lavagem seguinte, deve ser transferido para as instalações de neutralização fornecidas pelo contratado.
A água deve ser alimentada ao sistema de limpeza até que o sistema fique cheio de água. Antes do enchimento, a lavagem inicial deve ser feita pelo Downflow. A operação de enxágue deve ser realizada de acordo com a etapa a seguir.
- Enchimento de água com lavagem inicial;
- Circulação por 1 hora;
- Drenar.
Esta operação deve ser repetida até que a água circulante fique com pH menor que 10.
Reaquecimento:
Estabelecendo a circulação, o vapor deve ser a partir da água do sistema de limpeza existente. O planejado deve ser contínuo até que a temperatura chegue a 70℃.
Limpeza Ácida:
A quantidade necessária de produtos químicos deve ser fornecida pelo contratado no tanque de injeção de produtos químicos enquanto estiver em andamento.
Após a conclusão de uma alimentação completa, a solução química deve ser feita no sistema para operar a Bomba de Inje Química.
A limpeza ácida deve ser realizada nas seguintes condições com circulação contínua. (Se a condição a seguir for diferente do procedimento do contratado, um procedimento alternativo deve ser apresentado.)
Produtos Químicos:
- O ácido cítrico (C 6 H 8 O 7 ) – 3%
- Amônia (NH3) – Ajustando a quantidade para pH 3 – 3,5
- Inibidor de corrosão (IBIT 30 AR é recomendado) -0,3%
- Agente de suspensão (bifluoreto de amônio, NH 4 HF 2 )-0,3%
- Temperatura: 70 – 85 ℃
- Tempo de tratamento: 6-8 horas
A concentração do íon Fe, a concentração e o pH devem ser monitorados a cada hora. Quando a concentração do íon Fe atinge o equilíbrio por 1 a 1, a limpeza ácida deve ser finalizada. Durante a limpeza ácida, a distribuição da circulação deve ser controlada e deve ser controlada e a circulação parcial e reversa realizada em tempo adequado.
Esfriando:
O vapor no circuito de limpeza deve ser interrompido e o sistema deve ser resfriado a 60 ℃ por radiação natural com circulação contínua.
Amonização:
A solução circulante deve ser amonizada a um pH de 8,5 a 9,0 com injeção gradual de amônia. A identificação do pH deve ser feita em todos os pontos do loop de limpeza.
Passivação:
O nitrito de remédios como agente de passivo deve ser preparado no tanque de operação química e esta solução química deve ser projetada no circuito de limpeza química.
As condições de tratamento são as seguintes (Se a condição a seguir for diferente do procedimento do contratado, um procedimento alternativo deve ser apresentado.)
- Químico: Nitrito de sódio (NaNO 2 ) -0,5%;
- Temperatura: Aprox. 60°C;
- Tempo de tratamento: 2 horas ou mais.
Enxágue final:
A solução de limpeza deve ser drenada de todos os pontos baixos sob pressão positiva de. O efluente, incluindo o efluente de lavagem, deve ser transferido para a instalação de neutralização fornecida pelo contratado.
Antes do enchimento, a lavagem inicial deve ser feita pelo Downflow. A operação de enxágue deve ser realizada de acordo com a etapa a seguir.
- Enchimento de água com lavagem inicial;
- Circulação por 1 hora;
- Drenar a drenagem final;
- Esta operação deve ser repetida até que a água circulante fique limpa.
A lavagem deve ser realizada com água doce contendo 100 mg/L de hidrazina (N 2 H 4 ), e 50 mg/L de amônia. Na etapa final de enxágue, deve ser realizada a lavagem das linhas de drenagem.
Drenagem Final
A água de enxágue deve ser drenada e o sopro de ar precisa ser feito. Após a conclusão, a purga deve ser realizada para prevenção.
Inspeção e Avaliação Final
A condição das tubulações limpas é verificada visualmente para fazer uma avaliação abrangente. De acordo com o feedback de limpeza, outras ações serão aceitas.
Após a limpeza química, a gestão de águas residuais é utilizada devido aos produtos químicos altamente tóxicos e altamente importantes. A limpeza química pode ser realizada após a aprovação do Cliente.
Referência: https://bityli.com/beLXyVUju
Filtrovali: Filtragem de óleo em todo o Brasil
Para serviços de filtragem, desidratação e análise de óleo, flushing, limpeza química, teste hidrostático e outros, que visem a manutenção preventiva, preditiva e corretiva da sua empresa, contrate a Filtrovali. Estamos situados em Itajaí/Santa Catarina e atendemos todo o Brasil.
Estamos alinhados com o mercado, tendo uma frota própria e equipamentos de última geração. Nossa equipe é altamente qualificada, possuindo todas as certificações para prestar todo o serviço com segurança.
Quando o assunto é manutenção e redução de custos, nós entramos em ação. Com uma estrutura sólida, tecnologia e experiência no que faz, a Filtrovali cresce dia após dia.
Atuamos nos mais diversos segmentos, tais como: estaleiros, usinas hidrelétricas, portos, siderurgia, petroquímica e indústria em geral.