Na matéria anterior mostramos o que é teste hidrostático e, desta vez explicaremos o conceito de manutenção preventiva e suas vantagens.

Introdução

Dando sequência a série de artigos sobre a importância da manutenção, na semana passada falamos sobre a manutenção corretiva e hoje vamos falar sobre o que é a manutenção preventiva, como funciona e quando implantá-la.

Ter equipamentos na empresa requer alguns cuidados, não é mesmo? Com o tempo e o uso, as máquinas se desgastam, começam a ter quedas no desempenho e podem apresentar defeitos. Isso prejudica a qualidade do trabalho e a velocidade da linha de produção.

Para evitar esses problemas, existe a manutenção preventiva, um conjunto de procedimentos em que há avaliações e correções nos aparelhos para que tudo fique em ordem.

Quer saber mais sobre a manutenção preventiva? Confira o nosso artigo e entenda mais sobre esse tipo de manutenção.

Quais são as vantagens da Manutenção Preventiva?

O que é a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é uma ação planejada e sistemática de revisão, controle e monitoramento dos equipamentos. Ela é feita periodicamente, com o objetivo de reduzir ou impedir falhas do instrumento.

A manutenção corretiva, ao contrário, é realizada quando já há a ocorrência de um problema no aparelho. Ou seja, ela é uma estratégia de remediação, pontual, não periódica e não sistematizada.

Ambas implicam em uma parada nos procedimentos produtivos, já que a máquina não pode estar em operação enquanto ela passa por uma revisão. Porém, na manutenção corretiva, a pausa é feita em momento de urgência. Já na preventiva, o processo é todo previamente elaborado para evitar danos à produção.

A manutenção preventiva normalmente é utilizada para evitar falhas em máquinas depois de um tempo ou volume de uso. Para isso, são agendados gatilhos que ativam a manutenção.

Se levarmos em consideração um carro por exemplo, poderíamos dizer:

  • Manutenção preventiva baseada no tempo: Trocar o óleo a cada 6 meses
  • Manutenção preventiva baseada no uso: Trocar o óleo a cada 10.000 KM
  • Manutenção preventiva mista: trocar o óleo a cada 6 meses ou 10.000 KM o que ocorrer primeiro.

Esses gatilhos dependem da máquina e do tipo de produção da sua empresa, por isso é preciso ficar atento as especificações dos equipamentos que sua indústria comprar.

Quais são as vantagens da manutenção preventiva?

Há uma série de vantagens em fazer a manutenção preventiva dos equipamentos. Entenda como funcionam os benefícios da manutenção corretiva:

Resolução de uma ampla série de problemas

Com uma revisão periódica programada, você vai identificar defeitos logo de início. Assim, qualquer problema pode ser remediado com rapidez, sem alardes na organização. Como o processo é programado, a organização não prejudica a sua capacidade produtiva.

Além disso, quando a máquina está com defeito em alguma área, ela consome mais energia para compensar a falha. Ou seja, a manutenção preventiva permite que o consumo energético do equipamento seja otimizado.

Alongamento do tempo de vida da máquina

Quando uma máquina está com defeito e começa a operar de forma problemática, ela tende a se desgastar mais. Assim, toda a engrenagem interna é prejudicada. Uma peça defeituosa pode exigir mais esforço do componente que está ligado a ela, o que encadeia na danificação progressiva do aparelho.

Com a manutenção preventiva, entraves em uma parte do aparelho são facilmente identificados. A questão pode ser solucionada com rapidez, o que evita que outras regiões do maquinário sejam afetadas. Isso prolonga a durabilidade do equipamento e melhora o desempenho operacional dele, o que é mais sustentável e lucrativo para a corporação.

Aumento da disponibilidade de tempo para pesquisar e avaliar peças novas

A manutenção pode identificar a necessidade de troca de peças. Como a manutenção preventiva é feita com antecedência e de forma planejada, você tem tempo para pesquisar melhores preços no mercado e comprar os itens em maior quantidade, o que também pode ser negociado de uma forma mais vantajosa.

Na manutenção corretiva, você teria que adquirir as peças às pressas. Isso impediria a realização de uma pesquisa e a compra seria feita em menores quantidades, o que encarece os preços e traz condições de pagamento mais difíceis.

Fonte: Nomus

SERVIÇO DE ANÁLISE E FILTRAGEM DE ÓLEO, LIMPEZA QUÍMICA / DECAPAGEM E FLUSHING PARA TODO O BRASIL

Para serviços de filtragem, desidratação e análise de óleo, flushing, limpeza química, teste hidrostático e outros, que visem a manutenção preventiva, preditiva e corretiva da sua empresa, contrate a Filtrovali. Estamos situados em Itajaí / Santa Catarina e atendemos todo o Brasil.

Estamos alinhados com o mercado, tendo uma frota própria e equipamentos de última geração. Nossa equipe é altamente qualificada, possuindo todas as certificações para prestar todo o serviço com segurança.

Quando o assunto é manutenção e redução de custos, nós entramos em ação. Com uma estrutura sólida, tecnologia, experiência no que faz, a Filtrovali cresce dia após dia atuando nos mais diversos seguimentos, tais como: estaleiros, usinas hidrelétricas, portos, siderurgia, petroquímica e indústria em geral.

Solicite um orçamento, sem compromisso, através do formulário abaixo. Teremos o maior prazer em lhe atender!

banner de orcamento 2 - O Que é Manutenção Preventiva? Quais São Suas Vantagens?
[ninja_form id=2]
Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos te ajudar?