Métodos – Limpeza de sistemas de tubulação de sistemas operacionais

As atividades de preparação para a entrada em operação de um sistema de tubulações, de novas instalações industriais, denominam-se comissionamento e condicionamento, e incluem a limpeza das tubulações, através dos seguintes métodos:

Limpeza mecânica

Limpeza manual, normalmente, executada em tubos de grande diâmetro interno (acima de diâmetro nominal de 30”) que permita o acesso e a execução de serviços por pessoas. Este método consiste basicamente em limpeza manual através do uso de escovas de fio duro e remoção de resíduos com esfregões, executada próximo à fase de pré-operação.

Em situações particulares, a limpeza mecânica também pode ser feita em tubos de diâmetros menores, sem a presença de pessoal dentro, utilizando equipamentos apropriados como escovas rotativas, elétricas ou de acionamento por ar comprimido É uma limpeza pouco efetiva e praticamente não utilizada em indústrias química. de petróleo e gás, siderúrgicas e termelétricas.

Limpeza de sistemas de tubulação ou lavagem com água

Procedimento para remoção com água, em circulação forçada, de materiais estranhos e depósitos presentes no interior de tubulação ou equipamento, após o término da montagem, e que deve ser executado próximo à fase de pré-operação.

Essa limpeza de sistemas de tubulação é geralmente feita pelo bombeamento contínuo de água até que a água descartada saia completamente limpa. Por precaução adicional, se deve colocar filtros provisórios de tela na entrada das bombas, compressores, medidores e outros equipamentos, para evitar a entrada de detritos. A água empregada na limpeza deve ser doce, limpa, não poluída e não agressiva ao tubo e aos internos de válvulas.

Para tubulações de aços inoxidáveis deve ser exigido que a água não tenha concentração de cloretos acima de 50 ppm, com certificado de análise.
Sempre que necessário, devem ser adicionados à água inibidores de corrosão e bactericidas, levando-se em conta o local de descarte.

A limpeza é feita por fluxo de água, a uma velocidade de 2 a 3 m/s, durante um tempo suficiente para garantir a limpeza do trecho de linha submetida à lavagem.
Este método é utilizado em sistemas em que o fluido seja compatível com o uso de água.

Limpeza com sopragem de ar comprimido seco

Método de limpeza que consiste na sopragem do sistema de tubulação com ar seco, em pressão suficiente para remover resíduos e água. É recomendado para linhas de ar de instrumentos e deve ser executado próximo à fase de pré-operação.

de limpeza de tubulacoes de sistemas operacionais 1 - Métodos de limpeza de tubulações de sistemas operacionais

Limpeza química ou decapagem química

Método de limpeza especial, por meio da circulação de soluções especiais de detergentes, ácidos ou soda cáustica, conforme o material do tubo e o grau de limpeza desejado, aplicável a sistemas que necessitem ficar livres de resíduos de ferrugem, óleo e graxa, presentes no interior da tubulação ou equipamento, após o término da montagem, e que deve ser executada próximo à fase de pré-operaçã. A solução química deve ser depois completamente removida por meio de água ou vapor d’água.

Pode ser executado com produto alcalino ou ácido, desde que contemple um processo
complementar de passivo após a aplicação, devendo as linhas, ao término do processo de limpeza, serem cheias e mantidas com gás inerte sob baixa pressão.

Nota: Chama-se decapagem ao processo utilizado internamente em tubulações e equipamentos metálicos, que visa à remoção de oxidações e impurezas inorgânicas, como as carepas de laminação e recozimento, camadas de oxidação (ferrugem), crostas de fundição e incrustações superficiais.

É feita com a utilização de produtos químicos, em geral produtos ácidos como os ácidos sulfúrico e clorídrico, quando se trata de decapar o aço carbono, em aço inoxidável não empregar ácido clorídrico.

Limpeza com sopragem de vapor ou steam-out

Procedimento para remoção, com sopragem de vapor d’água, de materiais estranhos e depósitos presentes no interior de tubulação ou equipamento, após o término da montagem, que deve ser executado próximo à fase de pré-operação, fazendo deslocamento com vapor a uma velocidade mínima de 30 m/s, durante um tempo suficiente para garantir limpeza do trecho de linha em sopragem.

Referência: https://bityli.com/pXJA5

Filtrovali: Filtragem de óleo em todo o Brasil

Para serviços de filtragem, desidratação e análise de óleo, flushing, limpeza química, teste hidrostático e outros, que visem a manutenção preventiva, preditiva e corretiva da sua empresa, contrate a Filtrovali. Estamos situados em Itajaí/Santa Catarina e atendemos todo o Brasil.

Estamos alinhados com o mercado, tendo uma frota própria e equipamentos de última geração. Nossa equipe é altamente qualificada, possuindo todas as certificações para prestar todo o serviço com segurança.

Quando o assunto é manutenção e redução de custos, nós entramos em ação. Com uma estrutura sólida, tecnologia e experiência no que faz, a Filtrovali cresce dia após dia.

Atuamos nos mais diversos segmentos, tais como: estaleiros, usinas hidrelétricas, portos, siderurgia, petroquímica e indústria em geral.

Enviar
Precisa de ajuda?
Chat Filtrovali
Olá, tudo bem?
Como podemos te ajudar?