Conheça as diferentes razões usadas para classificar a eficiência dos filtros de filtragem de óleo e qual delas é a mais precisa a ser considerada.

A importância da filtragem de óleo não é novidade: ela é vital para a manutenção e operação eficaz das máquinas e equipamentos hidráulicos, além de oferecer diversos benefícios como reduzir os custos, aumentar a segurança da operação, garantir a qualidade dos produtos que precisam de precisão no processo de fabricação, entre outros. 

Ainda, vale ressaltar que a contaminação do óleo lubrificante ou hidráulico pode trazer uma série de consequências graves, tanto para o desempenho da máquina, quanto para o meio ambiente e para a saúde.

Mas você sabe se o seu fornecedor realmente oferece o melhor filtro do mercado para realizar este procedimento de descontaminação do fluido?

Neste artigo, iremos explicar quais critérios e denominações técnicas podem ou não ser usados para atestar de forma mais precisa a sua eficiência de filtragem de resíduos sólidos presentes no fluido lubrificante ou hidráulico.  

Conheça as diferentes razões ou valores e sua importância

As razões ou “valores” que podem ser apresentados no mercado costumam variar entre os três seguintes:

  • Razão nominal
  • Razão absoluta
  • Razão beta

 

Razão nominal

A filtragem nominal é um valor micrométrico fornecido pelo fabricante do filtro. Porém essa informação não é passível de regulação. Dessa forma, não necessariamente reflete o tamanho máximo das partículas que podem atravessá-lo. 

Com isso, a realização de testes contratados pode indicar, por exemplo, a passagem de partículas de 200 mícrons por um filtro de filtragem nominal de 10 mícrons. Sendo assim, fuja de fornecedores que alegam qualidade de retenção de partículas apenas por essa definição.

Sabemos que nem sempre é possível realizar testes independentes para avaliar o filtro, mas não se preocupe. Adiante falaremos sobre outras medidas e qual delas indica de forma mais precisa a qualidade e o desempenho do filtro de purificação de óleos hidráulicos ou lubrificantes.

 

Razão absoluta

A razão absoluta de um filtro indica a sua abertura máxima e, consequentemente, qual o tamanho limite das partículas que podem passar por ele. Dessa forma, é um critério muito mais assertivo do que a razão nominal. Os filtros absolutos têm preço mais elevados do que os filtros de razão nominal e, portanto, apresentam muito mais eficiência e durabilidade.

 

Razão beta

Já a razão beta é uma medida mais completa e precisa, pois é feita a partir de um teste de múltiplas passagens com base em uma equação normatizada pelo ISO 16889. 

Uma subparte desta norma, mais precisamente, que rege o teste capaz de estimar de forma mais efetiva a capacidade de retenção de partículas, feito a partir de um dispositivo contador de partículas devidamente calibrado.

O cálculo mensura a quantidade de partículas de determinado tamanho que entram pelo filtro, dividida pela quantidade de partículas de mesmo tamanho que saem dele.

A tabela 1 abaixo demonstra a classificação das diferentes razões beta, o tamanho da partícula em mícrons e a correlação de cada com a sua eficiência de retenção de partículas contaminantes de óleo hidráulico.

Tabela eficiencia filtro razao beta verde branco ajustada final 1024x530 - Filtro não é tudo igual! Entenda a diferença e como realizar uma filtragem de óleo realmente eficiente

Tabela 1 – Razões beta e suas eficiências

 

E a tabela 2 a seguir mostra como a razão beta indicada afeta diretamente na filtragem de óleo.

output 1 1024x271 - Filtro não é tudo igual! Entenda a diferença e como realizar uma filtragem de óleo realmente eficiente

Tabela 2 – Efeito da razão beta na filtragem

 

Normas técnicas de avaliação

Além do ISO 16889 e sua subparte voltada para avaliar a capacidade de retenção do filtro mencionada anteriormente, há outras normas como:

  • ISO 4548/12: refere-se ao desempenho, certificando sua eficiência de captura de particulados sólidos, capacidade de retenção de sujeira e resistência ao fluxo;
  • ISO 2942: voltada à qualidade, verifica a integridade da fabricação do filtro;

 

Nossos filtros para purificação de óleo hidráulico e lubrificante: os melhores do mercado no segmento

Na Filtrovali utilizamos o que há de melhor no mercado para o nosso segmento: filtros Absolutos de Razão Beta 1000 de 3 micras com 99,9% de eficiência, construídos em aço de carbono com meio filtrante de microfibra de vidro. 

Além de eficientes, suportam temperaturas elevadas e condições operacionais necessárias para a total segurança e eficiência da operação. Por isso, não tenha dúvida na hora de contratar a empresa de purificação de fluido hidráulico e lembre-se: o barato pode sair caro.

Com essa diversidade de padrões do mercado, há também diversos níveis de preço de filtro e, claro, de qualidade. Mais do que um simples dispositivo de filtragem, ele é a espinha dorsal dessa importante operação de descontaminação do óleo. Portanto, uma escolha equivocada pode trazer muitos problemas e, ainda, aumento nos custos, quando se desejava justamente o oposto.

Contamos com uma equipe altamente capacitada e apta a cumprir todas as normas necessárias (como a NAS 1638). Outro diferencial que mostra que acreditamos plenamente na excelência do trabalho que realizamos é o de termos nossos próprios contadores de partículas a laser de última geração, importados diretamente da Inglaterra. 

Com estes equipamentos, conseguimos oferecer ao cliente ainda mais credibilidade a partir de um laudo que comprova a quantidade de partículas presentes no óleo antes e depois da sua filtragem.

Fale conosco para saber mais sobre nossos serviços e como realizamos uma filtragem eficiente.
Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Dúvidas sobre filtragem de óleo ou outros serviços? Fale comigo que eu vou te ajudar.