A contaminação do óleo por água é um dos maiores problemas nos sistemas hidráulicos. A contaminação se dá devido a diversos fatores, como armazenamento inapropriado do óleo, falhas nos sistemas de vedações de máquinas e equipamentos, processos inadequados de limpeza e/ou falta dela.
Nesta hora entra o processo de desidratação do óleo, que visa eliminar a água e as impurezas do produto.
O referido procedimento possui inúmeras vantagens, dentre elas, está a economia gerada pelo custo do processo, que é em média, 40% mais barato em relação à compra de um mesmo volume de óleo novo.
Como a desidratação ajuda a diminuir a contaminação do óleo por água?
A desidratação trata-se da primeira fase do processo de desidratação, nesta etapa, o óleo é colocado em um reservatório primário e bombeado até a câmara de termovácuo.
No termovácuo sofre a desidratação a fim de eliminar a água que possa estar presente no óleo usado, passando, posteriormente, por um conjunto de filtros onde são retidos os contaminantes.
Para verificar a presença de água e particulados remanescentes no fluido tratado nesta etapa, amostras são coletadas e analisadas constantemente pelo módulo de monitoramento do sistema.
Este módulo está ligado a um sensor que identifica a presença de água e um sensor que descobre a presença de material particulado no óleo.
Encerrada a fase de desidratação, faz-se a correção de viscosidade e aditivação do óleo desidratado. É nessa etapa que as características físico-químicas do óleo lubrificante são recuperadas e adaptadas às necessidades do cliente, obedecendo assim, às normas técnicas vigentes.
Além disso, existem algumas práticas que ajudam a evitar a contaminação do óleo por água. E para te ajudar com isso, separamos algumas dicas!
Como prevenir a contaminação do óleo por água
Os tambores de óleo devem ser armazenados na posição horizontal, deitados. O bocal e o bujão do tambor devem ficar alinhados paralelamente ao solo;
Se não houver outra alternativa, e os tambores de óleo forem armazenados na vertical, coloque um calço e garanta uma inclinação mínima para que a água não se acumule sobre o tambor. Nunca deixe os bujões e bocais do tambor em contato com a água que eventualmente se acumulará, os bujões são portas de entrada para a água;
Em reservatórios de óleo, lubrificante, hidráulicos e isolantes, é importante observar possíveis falhas de vedação e se há o emprego correto de respiros que evitem a contaminação por água, como um filtro dissecante, por exemplo.
FILTROVALI: DECAPAGEM E FLUSHING PARA TODO O BRASIL
Para serviços de filtragem, desidratação e análise de óleo, flushing, limpeza química, teste hidrostático e outros, que visem a manutenção preventiva, preditiva e corretiva da sua empresa, contrate a Filtrovali. Estamos situados em Itajaí / Santa Catarina e atendemos todo o Brasil.
Estamos alinhados com o mercado, tendo uma frota própria e equipamentos de última geração. Nossa equipe é altamente qualificada, possuindo todas as certificações para prestar todo o serviço com segurança.
Quando o assunto é manutenção e redução de custos, nós entramos em ação. Com uma estrutura sólida, tecnologia e experiência no que faz, a Filtrovali cresce dia após dia.
Atuando nos mais diversos segmentos, tais como: estaleiros, usinas hidrelétricas, portos, siderurgia, petroquímica e indústria em geral.