Na matéria anterior explicamos em quais casos são fundamentais fazer flushing com óleo e, nesta edição, mostraremos o teste hidrostático.
Introdução
Teste Hidrostático é um processo em que os componentes de um sistema, tais como tubos, vasos de pressão são testadas para a verificação de resistência e vazamentos através do enchimento do equipamento com um líquido pressurizado.
Para tubulações de gases inflamáveis, testes hidrostáticos são realizadas enquanto o sistema está fora de serviço. Todo o óleo e ou gás inflamável é normalmente é purgado e a linha é mecanicamente limpa antes do teste.
O Teste Hidrostático pode identificar:
- Falhas existentes no material (de tubulações, extintores, vasos de pressão, caldeiras e mangueiras),
- Corrosão sob tensão e propriedades mecânicas reais,
- Localizada pontos duros que podem causar falha na presença de hidrogênio.
O Teste Hidrostático pode ser usado para examinar diversos tipos diferentes de equipamento, incluindo os oleodutos, extintores de incêndio, vasos de pressão, caldeiras, extintores de incêndio, mangueiras de incêndio e cilindros de gás.
A Norma NR 13 regulamenta os períodos de testes e inspeções nos vasos de pressão e caldeiras.
Como o Teste Hidrostático é realizado?
O Teste hidrostático funciona enchendo completamente o componente (vaso, caldeira,etc..) com o líquido (normalmente, mas nem sempre é a água), até que uma determinada pressão seja atingida. A pressão de ensaio hidráulica muitas vezes excede a pressão de trabalho projetada do equipamento, às vezes por mais de 150%, dependendo da NBR.
A pressão é então realizada por um período específico de tempo para inspecionar visualmente a existência de vazamentos. A inspeção visual pode ser melhorada pela aplicação de um ou outro marcador ou corantes fluorescentes para o líquido, como requerido ou necessário.
Teste hidrostático é muitas vezes necessária como um teste de prova final, após a conclusão dos reparos e equipamentos é retornado ao serviço. Embora possa dizer-lhe ou não vazamentos estão presentes, um teste hidrostático não necessariamente garante a integridade do componente além do período de tempo do teste real.
Cuidados para realizar o Teste Hidrostático
Antes da realização de um teste hidrostático, deve-se considerar a gravidade específica e química do fluido de ensaio hidráulica tanto em termos de cargas e corrosividade (por exemplo, teor de cloreto de água), e como isso pode afetar o equipamento. Por exemplo, alguns equipamentos de fundações e suportes de tubulação não forma concebidos para suportar as cargas. Quando cargas hidrostáticas são inaceitáveis, métodos alternativos de ensaio devem ser considerado como o teste pneumático ou outro teste de vazamento de gás. Ao usar gases (por exemplo, o ar ), o cuidado especial devem ser dado à segurança, como resultado de pressurização de gás em valores significativamente mais elevados de energia armazenada, que pode resultar em falhas catastróficas. É melhor usar um procedimento personalizado, criado por pessoal competente, para este tipo de teste.
Fonte: RW Engenharia
SERVIÇO DE ANÁLISE E FILTRAGEM DE ÓLEO, LIMPEZA QUÍMICA / DECAPAGEM E FLUSHING PARA TODO O BRASIL
Para serviços de filtragem, desidratação e análise de óleo, flushing, limpeza química, teste hidrostático e outros, que visem a manutenção preventiva, preditiva e corretiva da sua empresa, contrate a Filtrovali. Estamos situados em Itajaí / Santa Catarina e atendemos todo o Brasil.
Estamos alinhados com o mercado, tendo uma frota própria e equipamentos de última geração. Nossa equipe é altamente qualificada, possuindo todas as certificações para prestar todo o serviço com segurança.
Quando o assunto é manutenção e redução de custos, nós entramos em ação. Com uma estrutura sólida, tecnologia, experiência no que faz, a Filtrovali cresce dia após dia atuando nos mais diversos seguimentos, tais como: estaleiros, usinas hidrelétricas, portos, siderurgia, petroquímica e indústria em geral.
Solicite um orçamento, sem compromisso, através do formulário abaixo. Teremos o maior prazer em lhe atender!