Na última matéria mostramos a importância dos fluídos nos sistemas hidráulicos. Dessa vez, veremos de onde vem os contaminantes do óleo hidráulico.
O óleo em um sistema hidráulico é um dos itens mais importantes para o seu bom funcionamento, isso porque ele é responsável por permitir a lubrificação e transmissão de forma para a movimentação das peças internas. Portanto, sua manutenção é imprescindível para o bom estado e desempenho eficiente do maquinário como um todo.
Segundo especialistas, os contaminantes no óleo de sistemas hidráulicos trazem grandes falhas e prejuízos na indústria. Isso é um problema sério, que avança gradualmente e gerando a diminuição da vida útil dos equipamentos, manutenções corretivas e paradas na linha de produção. Confira agora de onde vem esses contaminantes!
Qual a Fonte da Contaminação do Óleo Hidráulico?
Antes de ocorrer uma parada do sistema por completo, os contaminantes podem acarretar uma redução da eficiência e da produtividade, podendo chegar a 20%, o que significa um dia perdido por semana.
Nós, inicialmente, só nos atentamos aos agentes contaminantes visíveis a olho nu, que na realidade são facilmente removidos através de uma limpeza manual. No entanto, nos sistemas atuais, os tempos de ciclo e as folgas entre as superfícies metálicas internas são menores, sendo que a pressão, a potência e a força de escavação são maiores. Todas essas características tornaram os equipamentos atuais mais eficientes e intuitivos de operar, porém, é necessária a limpeza nos sistemas de fluido com mais constância durante a vida útil do produto.
Dessa forma, a poeira e outras partículas invisíveis a olho nu, com dimensão de 2 a 5 micras, são os mais perigosos contaminantes. Em função do tamanho das folgas, partículas de determinada dimensão podem dar início a desgastes antecipado e perda de produtividade, mesmo que de forma pequena. Há diversos contaminantes, afinal tudo o que não é parte componente do sistema é considerado contaminação. Algumas das fontes mais comuns de onde vem a contaminação do óleo hidráulico e seus sistemas são:
- Água
- Areia
- Tinta
- Poeira
- Ar
- Partículas metálicas de desgaste
- Fibras de tecido (geralmente desprendidas de panos de limpeza)
Como Acontece a Contaminação?
Contaminantes podem entrar no óleo em diversas situações, sendo as principais:
- Na operação da máquina.
- Na montagem do componente/máquina.
- No armazenamento ou no transporte do óleo novo.
- Na manutenção, quando o sistema está aberto para reparos ou trocas de óleo.
Problemas da Contaminação
Os contaminantes têm formato irregular, sem superfícies lisas e com cantos pontiagudas, que, ao entrar em contato com superfícies metálicas, geram abrasão. Consequentemente, podem ser criados outros agentes contaminadores e danos de outras formas. Conheça, alguns dos problemas mais comuns gerados pela contaminação:
- Dificuldade de operação.
- Necessidade mais frequente de serviços.
- Aumento dos custos operacionais.
- Oscilação na pá da retroescavadeira.
- Irregularidade e dessincronização de esteiras de trator.
- Deslocamento do cilindro.
- Trepidação na direção.
- Perda de desempenho.
- Queda de produtividade.
- Falhas catastróficas.
Em casos de falhas maiores, consertar o sistema hidráulico contaminado pode levar dias ou até mesmo semanas. Isso pode afetar mais componentes além do sistema hidráulico, causando até emperramento das válvulas ou obstrução de orifícios.
A fim de se precaver de falhas e desgastes antecipados dos equipamentos, a filtragem e a microfiltragem do óleo hidráulico são serviços que devem ser feitos. Esses procedimentos consistem na passagem do óleo por um conjunto de filtros que eliminam os agentes contaminantes. A Filtrovali faz esses serviços!
Por meio da filtragem de óleo, aumenta-se a vida útil de componentes, reduz o tempo de paradas, garante a disponibilidade dos sistemas hidráulicos e muitas vezes eleva ao máximo o desempenho da filtragem de óleo.
Fonte: Noxi Química
Serviço de Análise e Filtragem de Óleo, Limpeza Química / Decapagem e Flushing para Todo o Brasil
Para serviços de filtragem, desidratação e análise de óleo, flushing, limpeza química, teste hidrostático e outros, que visem a manutenção preventiva, preditiva e corretiva da sua empresa, contrate a Filtrovali. Estamos situados em Itajaí / Santa Catarina e atendemos todo o Brasil.
Estamos alinhados com o mercado, tendo uma frota própria e equipamentos de última geração. Nossa equipe é altamente qualificada, possuindo todas as certificações para prestar todo o serviço com segurança.
Quando o assunto é manutenção e redução de custos, nós entramos em ação. Com uma estrutura sólida, tecnologia, experiência no que faz, a Filtrovali cresce dia após dia atuando nos mais diversos seguimentos, tais como: estaleiros, usinas hidrelétricas, portos, siderurgia, petroquímica e indústria em geral.
Solicite um orçamento, sem compromisso, através do formulário abaixo. Teremos o maior prazer em lhe atender!