Recentemente mostramos os tipos de decapagem de tubulações e sistemas hidráulicos. Agora veremos como funciona o serviço de flushing com óleo.
O flushing de sistemas hidráulicos e de óleo de lubrificação é empregado para garantir que o novo equipamento hidráulico e rotativo seja inicializado e continue funcionando conforme projetado, reduzindo de forma significativa o potencial de falhas prematuras. A manutenção e o tempo de paralisação dos equipamentos podem ser minimizados realizando uma limpeza eficiente do sistema durante o comissionamento e posterior manutenção periódica e serviços de consertos. Qualquer instalação com baixa tolerância para falhas pode usar este pilar importante de serviços para seu programa de manutenção preventiva.
Serviço de Flushing para Limpeza de Contaminantes
Os contaminantes como água, ferrugem, incrustações soltas, escória de soldagem, areia, sujeira e óleos são removidos do sistema com uma limpeza pré-operacional adequada, reduzindo o desgaste, a formação de escórias, danos nos mancais, válvulas de controle, instrumentação e sistemas operacionais críticos aos quais estão sujeitos.
O processo de limpeza normalmente é feito em três fases: remoção de óleos e vernizes, flushing rápido para remover resíduos, introdução e filtragem do óleo de lubrificação. Não é incomum o óleo do sistema em si conter partículas significativas que também devem ser removidas para evitar danos ao equipamento operacional. Por isso, qualquer óleo introduzido no sistema depois do flushing deve ser filtrado até estar de acordo com a especificação rigorosa ditada pelo fornecedor do equipamento.
Equipamentos de Flushing
É utilizado um equipamento externo de flushing para realizar a circulação, o aquecimento e a filtragem de sistemas de óleo. Este equipamento externo pode proporcionar taxas de fluxo maiores que o equipamento a bordo do sistema de óleo instalado.
Integrado à plataforma existe um tubo de distribuição de fluxo reverso que permite fazer a lavagem do sistema em qualquer direção simplesmente manipulando quatro válvulas.
Durante o flushing dos sistemas faz-se um desvio, evitando os componentes críticos para impedir que resíduos fiquem ali retidos. Por exemplo, geralmente é feito um desvio evitando passar pelos alojamentos dos mancais em sistemas de lubrificação para evitar que partículas caiam nesses mancais. É também vantajoso fazer um desvio alternativo evitando os reservatórios de óleo, já que estes permitem que partículas captadas no fluxo de limpeza sejam depositadas no fundo.
As aplicações no setor de energia para esta lubrificação e flushing hidráulico a óleo incluem:
- Limpeza de sistemas de controle hidráulico. São exemplos os sistemas que controlam grandes válvulas de isolamento em tambores de coque e sistemas de levantamento de equipamento na plataforma marítima.
- Limpeza do sistema de óleo de lubrificação de equipamento rotativo. São exemplos as turbinas a vapor, grandes bombas e sistemas de turbina a gás.
Fonte: Hydratight
Serviço de Análise e Filtragem de Óleo, Limpeza Química / Decapagem e Flushing para Todo o Brasil
Para serviços de filtragem, desidratação e análise de óleo, flushing, limpeza química, teste hidrostático e outros, que visem a manutenção preventiva, preditiva e corretiva da sua empresa, contrate a Filtrovali. Estamos situados em Itajaí / Santa Catarina e atendemos todo o Brasil.
Estamos alinhados com o mercado, tendo uma frota própria e equipamentos de última geração. Nossa equipe é altamente qualificada, possuindo todas as certificações para prestar todo o serviço com segurança.
Quando o assunto é manutenção e redução de custos, nós entramos em ação. Com uma estrutura sólida, tecnologia, experiência no que faz, a Filtrovali cresce dia após dia atuando nos mais diversos seguimentos, tais como: estaleiros, usinas hidrelétricas, portos, siderurgia, petroquímica e indústria em geral.
Solicite um orçamento, sem compromisso, através do formulário abaixo. Teremos o maior prazer em lhe atender!