Cuidar dos maquinários é algo que deve estar sempre em foco, pois sem eles, toda a produção pode ser afetada.
A manutenção preventiva (regularmente programada), preditiva ou proativa são vitais no aumento da vida de serviço, eficiência e confiabilidade em maquinários de grande porte.
Equipamentos móveis e industriais de grande porte tornaram possível que tradicionais atividades econômicas operassem em regime de grande escala.
Práticas bem planejadas de manutenção e reparos em equipamentos móveis e industriais de grande porte diminuirão as chances de longas paralisações do maquinário. Esse é um exemplo de como o cuidar dos maquinários é relevante.
E para ajudar você com isso, a Filtrovali separou algumas dicas na matéria desta semana, continue lendo e confira!
Como cuidar dos maquinários da sua empresa
1. Manter registros diários das operações de uso e supervisão
Desgastes e falhas catastróficas ocorridas em equipamentos, geralmente, são acelerados quando há o manuseio indevido ou realizado por pessoas que não possuem as habilidades necessárias para a operação.
Manter os registros detalhados do uso e monitorar diariamente as operações do maquinário pode auxiliar em se localizar de forma mais precisa sobre o histórico do equipamento, de forma a sempre saber quando e como foi usado.
2. Manter um programa de manutenção bem planejado
É muito importante que haja previsões referentes à vida esperada de serviço para componentes vitais de equipamentos móveis e industriais e se passe, então, a monitorá-los com técnicas de manutenção preditiva.
Essas manutenções precisam ser realizadas por técnicos experientes e especializados para garantir a eficiência do processo.
3. Limpeza e lubrificação regular
Os equipamentos e maquinários necessitam de cuidados periodicamente, pois assim, é possível verificar os níveis de pureza, de contaminantes e demais fatores que afetam a sua produção e a segurança de todos os processos.
Contaminação por água ou material particulado sólido pode provocar panes no maquinário móvel ou industrial. A água é a principal causa do fenômeno da corrosão e os óleos e graxas lubrificantes atuam no sentido de evitar o processo corrosivo.
A inspeção e manutenção regular de filtros de óleo lubrificante será de grande auxílio em manter os lubrificantes livres de contaminação.
4. Prevenção de desgastes e falhas
Um programa de manutenção de maquinário bem planejado pode prevenir a ocorrência de desgastes e falhas. A inspeção visual de componentes móveis em base contínua será de grande utilidade no monitoramento de desgaste e na prevenção de falhas.
Análise de fluidos devem, também, ser parte integrante de um programa regular de manutenção de maquinário móvel e industrial.
Análise de fluidos e de vibração, técnicas de manutenção preditiva, são um modo excelente de diagnosticar prematuramente problemas, impedindo a ocorrência de desgastes e panes em equipamentos móveis e industriais.
5. Proteção do equipamento
Equipamentos de grande porte devem ser armazenados sob cobertura sempre que possível.
A inspeção do maquinário inativo deve ser realizada com regularidade durante os períodos de inatividade em busca de indícios de ferrugem, condensação ou contaminação. A verificação da condição dos óleos lubrificantes e fluidos é de primordial importância.
FILTROVALI: DECAPAGEM E FLUSHING PARA TODO O BRASIL
Para serviços de filtragem, desidratação e análise de óleo, flushing, limpeza química, teste hidrostático e outros, que visem a manutenção preventiva, preditiva e corretiva da sua empresa, contrate a Filtrovali. Estamos situados em Itajaí / Santa Catarina e atendemos todo o Brasil.
Estamos alinhados com o mercado, tendo uma frota própria e equipamentos de última geração. Nossa equipe é altamente qualificada, possuindo todas as certificações para prestar todo o serviço com segurança.
Quando o assunto é manutenção e redução de custos, nós entramos em ação. Com uma estrutura sólida, tecnologia e experiência no que faz, a Filtrovali cresce dia após dia.
Atuando nos mais diversos segmentos, tais como: estaleiros, usinas hidrelétricas, portos, siderurgia, petroquímica e indústria em geral.