Na matéria anterior explicamos o que é manutenção preventiva e quais são suas vantagens. Desta vez, mostraremos como identificar se o óleo lubrificante ainda está em condições de ser utilizado.
Introdução
O papel do óleo lubrificante é essencial para o bom desempenho das máquinas. Desta maneira é fundamental preservar sua qualidade para o funcionamento adequado dos equipamentos das áreas industrial e agricultura, por exemplo.
No entanto, importante ressaltar que o óleo possui um prazo de vida útil, podendo ser estendido.
Desta maneira, é relevante estar atento para identificar se o óleo permanece em condições de uso.
Problemas com Contaminação de Óleo Lubrificante
A contaminação é um dos grandes problemas enfrentados pelo óleo lubrificante que pode ocorrer pela presença de água, geralmente causada pela corrosão e desgaste de peças; bem como por meio de partículas que são originadas em virtude do próprio processo de produção externa, como mutação de metais, por exemplo.
Outro fator que é responsável pela contaminação do óleo lubrificante é o processo de manutenção que ocorre, geralmente, em decorrência da ausência de cuidados necessários no momento de troca de peças e reparos, por exemplo.
Sendo assim, é essencial prestar atenção aos indícios apresentados para verificar se o óleo lubrificante permanece em condições de uso, ou não.
Como Saber se o Óleo Lubrificante Ainda Está em Condições de Uso?
Embora não seja fácil, é possível descobrir se óleo ainda pode ser utilizado. Quando o lubrificante estiver inadequado, as máquinas podem apresentar diversos comportamentos fora dos padrões. Entre os sinais mais frequentes estão:
- Em razão da saturação, há a necessidade de trocar o óleo constantemente;
- Bicos, bombas e motores de injeção ficam oxidados;
- Os motores começam a apresentar falhas;
- Demora da máquina em desempenhar determinada atividade;
- Necessário repor peças em virtude do desgaste;
- Dificuldade ao realizar determinadas operações;
- Consumo elevado de óleo;
- Produtividade do equipamento extremamente baixa.
O Que Devo Fazer se o Óleo Reduzir sua Eficácia?
Se estiver contaminado, o óleo pode acarretar significativo prejuízo econômico, isso ocorre em virtude da maior demanda de esforço que o óleo contaminado exige, aumentando, consequentemente, o consumo, bem como, por vezes, acarretando danos irreversíveis as máquinas.
Afinal, Como é Realizada a Análise do Óleo Lubrificante?
O processo de análise do óleo lubrificante é realizada em laboratório, por meio de amostragem. Após o devido resultado, o cliente pode confirmar se óleo lubrificante ainda está em condições uso.
Conclusão
Diante do exposto, podemos verificar que o óleo lubrificante é fundamental para garantir a boa funcionalidade dos equipamentos.
Sendo assim, é de extrema importância verificar os sinais apresentados quando este encontra-se contaminado para que seja solucionado o mais rapidamente, haja vista que, a utilização do referido material que esteja fora dos padrões estabelecidos, pode acarretar grande perda econômica.
SERVIÇO DE ANÁLISE E FILTRAGEM DE ÓLEO, LIMPEZA QUÍMICA / DECAPAGEM E FLUSHING PARA TODO O BRASIL
Para serviços de filtragem, desidratação e análise de óleo, flushing, limpeza química, teste hidrostático e outros, que visem a manutenção preventiva, preditiva e corretiva da sua empresa, contrate a Filtrovali. Estamos situados em Itajaí / Santa Catarina e atendemos todo o Brasil.
Estamos alinhados com o mercado, tendo uma frota própria e equipamentos de última geração. Nossa equipe é altamente qualificada, possuindo todas as certificações para prestar todo o serviço com segurança.
Quando o assunto é manutenção e redução de custos, nós entramos em ação. Com uma estrutura sólida, tecnologia, experiência no que faz, a Filtrovali cresce dia após dia atuando nos mais diversos seguimentos, tais como: estaleiros, usinas hidrelétricas, portos, siderurgia, petroquímica e indústria em geral.
Solicite um orçamento, sem compromisso, através do formulário abaixo. Teremos o maior prazer em lhe atender!